Atualmente, a forma como ouvimos e consumimos música mudou significativamente. Tudo por causa da internet, mas também devido ao aparecimento dos smartphones e outros dispositivos móveis, à desmaterialização dos suportes físicos e até à democratização do acesso à net. Hoje em dia temos acesso imediato a um catálogo quase infinito de canções, à distância de um clique ou de um toque no screen do celular. Mas será que é bem assim?
Mais do que nunca, estamos a começar a perceber que a promessa do acesso instantâneo e gratuito a toda a música disponível não é propriamente verdade. Existem várias limitações e barreiras que se colocam. Começando logo pela gratuitidade. É verdade que existem cada vez mais serviços online para ouvir música, mas poucos ou nenhum são grátis. Não admira que cada vez mais usuários procurem baixar mp4 música para ouvir sem pagar.
Além disso, nem sempre é fácil encontrar as canções que desejamos. Com a multiplicidade de serviços, os artistas estão espalhados por várias plataformas. Por isso, ao baixar música em mp4 tem a possibilidade de criar as suas próprias playlists e ouvir apenas os temas preferidos. Tudo isso a partir do seu dispositivo móvel, em qualquer local e a qualquer hora, sem necessitar sequer de uma ligação à internet. E o melhor de tudo é que isso pode ser 100 por cento gratuito a partir dos métodos que apresentamos nas ilhas seguintes.
SNAPTUBE
O Snaptube é o mais poderoso aplicativo para baixar música para mp4 e poder ouvir no seu celular a qualquer hora. É simples de usar, rápido e totalmente grátis. Não há como não gostar. Até quem não está habituado a usar este tipo de ferramentas digitais consegue utilizar o Snaptube em poucos segundos. Tudo devido a um display extremamente intuitivo. De forma resumida, basta copiar e colar o endereço do vídeo que prende baixar na caixa respetiva e clicar no botão de download.
VANTAGENS:
- Totalmente grátis
- Permite baixar a música de um vídeo
- Permite converter músicas em mp4
DESVANTAGENS:
- O aplicativo não está disponível na Play Store
4K VIDEO DOWNLOADER
O 4K Video Downloader é um site amigo do usuário, já que tem um interface altamente intuitivo e fácil de usar. É essa a sua grande vantagem, permitindo baixar música direto do Youtube. Em compensação, é um aplicativo pago, que coloca várias limitações para quem apenas pretende usar a versão gratuita.
VANTAGENS:
- Possibilidade de fazer downloads em alta qualidade
DESVANTAGENS:
- Aplicativo pago
- Muitas restrições na versão gratuita
SPOTIFY
O Spotify é, provavelmente, o mais popular dos serviços de streaming de música da atualidade. No entanto, é também aquele que mais críticas recebe por parte dos artistas, com acusações de exploração. É que, ao que consta, o que paga de volta aos artistas pelos seus direitos de autor é consideravelmente baixo. Será que queremos compactuar com isso?
VANTAGENS:
- Aplicativo disponível para Android e iOS
DESVANTAGENS:
- Aplicativo pago, com subscrições mensais pouco económicas
- Explora os artistas
- Catálogo limitado de músicas e artistas
Y2MATE
O Y2Mate é outra das populares ferramentas para baixar de forma grátis música de plataformas de compartilhamento de vídeo. É compatível com o Youtube, o Vimeo e o DailyMotion, mas também com várias redes sociais, como o Facebook, o Instagram ou o TikTok. Isso significa que não necessita de instalar qualquer aplicativo no seu dispositivo. Contudo, também tem algumas desvantagens aparentes para o usuário.
VANTAGENS:
- Não necessita de instalar qualquer aplicativo
DESVANTAGENS:
- Possui anúncios
- Interface um pouco confuso para iniciantes
VIDEO DOWNLOADHELPER
O VideoDownloadHelper é um simples plugin, que permite descarregar e baixar música e vídeos de diferentes plataformas ou redes sociais, como é o caso do Youtube ou do DailyMotion. Isso tornam-no muito útil e eficiente. No entanto, é uma app lenta, que ainda necessita de alguns melhoramentos para aperfeiçoar o processamento.
VANTAGENS:
- compatível com muitas plataformas de compartilha de vídeos e música
DESVANTAGENS:
- Muito lento
- possibilidade de falha ao baixar o ficheiro
- possibilidade de problemas de deslindamentos sólidos